E ai pessoal! Continuando no clima nostálgico agora irei criticar o segundo jogo da lendária série Resident Evil, Resident Evil 2. Esse jogo foi lançado em 1998 inicialmente para o Playstation e depois relançado para PC, Gamecube, entre outros.
Enredo:
O jogo se passa alguns meses depois dos eventos de Resident Evil, agora na cidade de Racoon city. Dessa vez a cidade inteira foi tomada por zumbis e seu objetivo é sobreviver e sair o mais rápido possivel da cidade.
Dessa vez os protagonistas são: Leon S. Kennedy, um polical novato em seu primeiro dia de trabalho( e que dia!), e Claire Refield, a irmão do Chris do RE. Os dois se conhecem em meio ao caos da cidade e tentam trabalhar em equipe para se salvar.
Os dois decidem se refugiar na delegacia de policia local, onde acreditavam estar seguros(estavam errados) e lá conhecem vários outros personagens. Além de salvar, no final de contas você também descobre como a cidade ficou infestada daquele jeito.
Criticamente falando, o enredo evoluiu muito em comparação com RE e é até hoje uma das histórias da série.
Gráficos:
Também evoluiam bastante, principalmente na modelagem dos personagens. Os inimigos se tornaram bem mais variados, diminuindo a sensação de 'exército de clones zumbis' presentes em RE, o mesmo vale pros vários chefões do jogo nos variados e grotescos formatos e tamanhos.
Isso sem falar dos ambientes incrivelmente detalhados para a época e sempre com um tom amedrontador, das ruas infestadas de zumbis, a delegacia com suas salas escuras, aos esgotos infectados até o laboratório secreto no final(Resident Evil não é Resident Evil sem um laboratório no final).
Som:
Também evoluiu, e muito. A trilha sonora se tornou mais amedrontadora ainda, assim como os grunidos dos zumbis e outros monstros. Só pela musica você já sabe quando pensar "FUDEU!" e quando se borrar de medo.
Jogabilidade:
O conceito de survivor horror continuou intacto. A Capcom pegou tudo de bom do jogo anterior e trouxe devolta em RE2, porém agora com mais armas, mais inimigos, mais quebra-cabeças e melhor equilibrio entre eles. Mas o principal: o jogo se tornou bem mais assustador.
Está coisa já foi um ser humano. |
Este jogo tinha um conceito bem interessante de 'cenários'. Havia o cenário 'A' e 'B' para cada personagem. Se você joga-se com Claire no cenário A, jogaria com Leon no B e vice-versa. Logo isso já 4 'jogos' diferentes num só. Além do mais, algumas decisões que você tomava no cenário A poderiam lhe prejudicar no cenário B.
Além da melhorada na jogabilidade e nos cagaços, este também foi primeiro jogo a incluir minigames bonus. Como "4° Survivor" e outros, porém eles requisitavam extremo desempenho do jogador no jogo principal, eu nunca consegui :(, eram um ótimo extra.
Conclusão:
Resident Evil 2 é outro enorme clássico do PS1 e conseguiu em todos os sentidos superar o original, ótimo jogo. Ainda hoje é considerado por vários fãs como o melhor da série.
Pros: Clima assustador, jogabilidade desafiadora, pegou tudo de bom de RE e melhorou.
Contras: Assim como em RE, bem... hoje em dia já não é tão assustador.
Nota: 9/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário