E ai, pessoal! Em um clima meio nostalgico, resolvi criticar três grandes clássicos do PS1, e também jogos que marcaram minha infância e me tornaram neste gamer viciado que eu sou. E arruinaram minha vida social. Os clássicos de que eu falo são a trilogia original da série Resident Evil.
Irei começar pelo inicio ah vá! O primeiro jogo da série foi lançado em 1996 para o Playstation, mais tarde ganhou versões no PC, Sega Saturn, DS, Wii... Mas estou usando como exemplo a versão original do PS1 para avalia-lo. Então vamos lá:
Enredo:
O jogo se passa em julho de 1998 nos arredores de uma pequena cidade no meio-oeste americano chamada Racoon City. Você faz parte do time Alpha da equipe S.T.A.R.S. do Departamento de policia da cidade, e foi enviado até as montanhas nos arredores da cidade para investigar o que aconteceu com seus parceiros do time Bravo. Mas o que o time Bravo estava fazendo ali? Agora que a coisa fica interessante.
O time bravo havia sido enviado para investigar bizarros assassinatos que estavam ocorrendo na região, onde as vitimas "aparentemente haviam sido devoradas" por "um grupo de pessoas". Obviamente estamos falando de zumbis.
Bem, voltando ao time Alpha, vocês até encontram o helicóptero da equipe bravo, mas sem ninguém nele. A investigação ocorreria normalmente se não fosse por um ataque de cães zumbis! A sua equipe em pânico resolve se refugiar numa mansão que estava por perto e então a aventura começa.
Você também deve escolher entre dois personagens: Jill Valentine(que é o modo Fácil do jogo) ou Chris Redfield(que é o modo dificil do jogo).
O jogo segue um enredo bem simples e até que sólido. Porém é legendário pelo diálogo terrivelmente escrito entre os personagens. Ganhou até um guiness pelo "Pior diálogo de um jogo eletrônico", sério. Mas tirando o terrivel diálogo, a história é boa.
Gráficos:
Pra um jogo de 1996 estão bons, era claro que a Capcom ainda não estava muito familiarizada com a tecnologia da época. Mas eles ainda conseguiram fazer um bom trabalho. Obviamente, o jogo parece uma piada comparado com os mais atuais, mas isso não seria uma comparação justa.
Som:
Os ambientes se tornarem bem marcantes graças as trilhas sonoras. O clima de suspense e constante perigo que o jogo cria soa perfeito com as musicas, ou o silêncio, que o jogo usa. As vezes bastava ouvir os passos distantes de alguma criatura para você se cagar de medo.
Jogabilidade:
A série Resident Evil praticamente criou o gênero "Survivor Horror", onde além de se preocupar em matar os oponentes ou chegar até um certo objetivo, você deveria tomar extremo cuidado economizando mantimentos como munição, itens de cura e até mesmo o n° de vezes que você pode salvar o jogo. Aqueles que despejavam toda a munição no primeiro inimigo que visse logo se encontrava em sérios problemas.
Além de guardar munição e mantimentos, o jogador também teria que se virar num "labirinto" e resolver vários quebra-cabeças que levavam a outros quebra-cabeças que levavam a outros quebra-cabeças...
O combate era bem simples, você via o zumbi, mirava e atirava. Mas considerando que a munição era escassa e que um inimigo mais forte poderia estar logo adiante, era sempre melhor correr.
O combate era bem simples, você via o zumbi, mirava e atirava. Mas considerando que a munição era escassa e que um inimigo mais forte poderia estar logo adiante, era sempre melhor correr.
Isso sem falar dos cagaços que o jogo te dava e outros momentos assustadores.
Conclusão:
Resident Evil é um eterno clássico do PS1, criou uma gameplay inovadora(pra época) e deu o pontapé inicial para o grande sucesso que a série é hoje. Perfeito para qualquer jogador nostálgico da era PS1.
Pros: Clima assustador, jogabilidade desafiadora.
Contras: Bem... hoje em dia já não é tão assustador.
Nota: 7,8/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário