Acessos

GTAIV & Episodes of Liberty City

E aí pessoal! O blog tá meio lento ultimamente, mas finalmente consegui montar uma critica nova. Na verdade são 3 em 1. Irei analisar o jogo GTA IV e as suas 2 expansões The Lost And Dammed & The Ballad of Gay Tony.

Você pode adquirir os 3 separadamente ou juntos(como na foto acima). GTA IV e as duas expansões estão disponiveis para PC, PS3 e XBOX360. Vamos começar pelo jogo principal:

GTA IV
GTAIV, como todos os outros GTAs, fez incrivel sucesso tanto na opnião do publico quando dos criticos. É o jogo com maior nota no Metacritic da história(98/100). A série GTA ficou conhecida pelo fato de o jogador poder fazer qualquer coisa, principalmente crimes, e em GTAIV obviamente, não foi diferente.

Seção Técnica/Gliches:
Esse foi o primeiro jogo da série na atual geração de consoles e a Rockstar com certeza usou isso muito bem. A cidade é gigantesca e muito bem detalhada com centenas de NPCs e coisas acontecendo ao mesmo e mostra poucos glichtes e bugs.

Enredo:
O enredo em GTAIV evoluiu muito em relação a San Andreas. A história é muito mais complexa e séria e os personagens muito mais profundos e interessantes, tornando a história muito mais envolvente.
O protagonista dessa vez é Niko Bellic, um imigrante sérbio que veio aos Estados Unidos em busca do sonho americano e uma vida melhor. Ele logo descobre que as coisas não seriam tão fáceis e que as histórias de seu primo, Roman, sobre uma vida de luxo e mulheres eram mentira. Logo você se encontra fazendo trabalhos para criminosos locais com o objetivo de sobreviver e eventualmente subir socialmente. Ao longo da história você descobrira que Niko tem outros motivos para vir Liberty City além da vida melhor.
Além de Niko e Roman, o jogo conta com um incrivel elenco de personagens interesantes e engraçados. Alguns deles se tornam amigos de Niko que você pode manter relações com eles. Outro fator interesante do enredo de GTAIV são decisões morais que você deve tomar em alguns pontos do jogo afetando o desenrolar da estória.

Jogabilidade:
Além das dezenas de missões(mais de 90), você possui várias tarefas para fazer e passar tempo. Algumas são trabalhos necessários para completar o jogo como: transportar drogas, roubar certos carros e até as classicas missões de vigilante voltam. Outras são só para passar o tempo como: Boliche, Sinuca, Ficar bêbado e ir no Strip Club(:P).
As missões são variadas e divertidas, algumas são chatas, mas em geral são ótimas. Vão desde de 'fazer alguém sumir sob circunstânticias misteriosas' à roubos a banco 'á lá' Hollywood. Sem falar que elas são fundamentais a história.
Os trabalhos funcionam como mini-missões. Ajudam a passar o tempo depois que você termina as missões principais. O problema deles é que podem ser muito repetitivos e se você quiser fazer 100% no jogo é obrigado a faze-las. Os passatempos você geralmente faz com os amigos de Niko ligando para eles através do celular dele, ou recebendo as ligações deles. O chato é que você deve manter uma taxa de 'amizade' com cada um deles e sair com eles periodicamente, mas as vezes isso pode atrapalhar o progresso de suas missões ou simplesmente ser irritante.
Mas obviamente a coisa mais divertida para a maioria não são as missões ou tarefas extras, é pegar uma bazuca e explodir tudo que ver na frente, certo? Bem, pra quem gosta disso vai ficar um pouco decepcionado, sair quebrando tudo não é tão divertido quanto em San Andreas. As trapaças loucas como carros voadores, misseis teleguiados, tanques, jatos não estão em GTA4. Ainda é divertido fazer loucuras, mas a Rockstar poderia ter enfatizado melhor nisso.
Ainda tem o modo multiplayer online. Se 1 pessoa pode fazer um belo caos, imagina 16 pessoas juntas ou uma contra outra. Nada mais a comentar.

Gráficos/Trilha Sonora/Som:
Uni os três num quesito só.
Para um cenário tão massivo como Liberty City, o jogo é muito detalhado. A cidade a noite é linda, vista do ar, é quando a cidade toma vida e parece mais ainda com Nova York. fisica do jogo deixa as quedas realistas, você nunca vai ver dois atropelamentos iguais, NUNCA.
A trilha sonora é muito boa. O jogo tem várias rádios, cada uma com um estilo musical. Pessoalmente, acho que todas as rádios tiveram musicas bem escolhidas. Cada uma tem umas 20. O som das armas e explosões são muito bons, assim como os carros e as pessoas na rua soam muito naturais, dando 'vida' a cidade.

Conclusão:
Como sempre, GTA é um ótimo jogo, com várias atividades, grande enredo e incrivelmente divertido apesar de faltar aquela 'loucura' de San Andreas.
Pros: Variabilidade, enredo, atividades, o simples fato de ser um GTA
Contras: atividades repetitivas
Nota: 10/10
GTA IV: The Lost and Damned

Não vou fazer toda a critica denovo. O que eu disse para GTAIV vale aqui também. Só irei listar o que mudou.

Enredo:
Dessa vez você joga como Johnny Klebitz, o vice presidente de uma gangue de motoqueiros de Alderney. A sua gangue, The Lost MC, entra em guerra com uma outra gangue de motoqueiros, The Angels of Death, e você e seus parceiros de gangue devem cumprir missões pra garantir a sobrevivência do The Lost MC.

A estória de Johnny se cruza com a de Niko em alguns pontos e alguns fatos da história de GTA4 são melhor explicados em TLaD.

Jogabilidade:
TLaD é bem mais curto que GTA4(apenas 23 missões, sem contar as atividades extras), mas introduz devolta as guerras de gangue de GTA: SA. Mas sem o sistema de territórios. Como o jogo todo é focado nessa gangue de motoqueiros, as motos ficaram muito mais faceis de usar e divertidas.

Conteudo novo:
*Várias musicas novas(nas rádios de Rock)
*Comediante Frankye Boyle(no clube de comédia, ele é o mais engraçado)
*Guerras de gangues
*23 novas missões
*16 motos novas
*7 carros/caminhões novos
*Armas novas: Lança-granadas, espingarda automática, espingarda de cano curto, pistola automática
*Novas atividades com os amigos: Queda de braço, Air Hockey, "Alto-baixo"(jogo com cartas)

GTA IV: The Ballad of Gay Tony

Enredo:
Em TBoGT você joga com Luiz Fernando Lopes, o gerente da boate mais quente da cidade e traficante nas horas vagas. A história de Luiz se liga em alguns pontos com a de Niko e Johnny e encerra a história de GTAIV.

A história de TBoGT se passa ao mesmo tempo que GTAIV e TLaD, enquanto Niko e Johhny lutam pra sobreviver  Luiz e seu chefe e amigo, Gay Tony, se encontram endividados com as suas 2 boates(Maisonete 9(para heteros) e Hercules(para gays)) e cabe a Luiz fazer uns "trabalhinhos" para vários membros da High Society e da Máfia para manterem os clubes em ordem.
Além disso, Luiz veio de uma familia pobre e é constantemente presionado pelos seus amigos de infância, Armando e Henrique, para que largue a vida dos clubes e volte a traficar com eles.

Jogabilidade:
Os trabalhinhos que falei são bem longes de ser pequenos, as missões em TBoGT tem aquela "loucura de San Andreas" que tanto sentimos falta. Uma das primeiras missões envolve: Entrar num Iate escondido, roubar um helicóptero militar, explodir o iate com ele, explodir os fugitivos do Iate e pousar num arranha-céu.
São aproximadamente umas 30 missões, uma mais louca que a outra. As guerras de gangue também voltam, agora são chamadas de guerras de drogas e são mais complexas que as de TLaD. Você também tem a habilidade de jogar denovo as missões que já completou para melhorar a sua pontuação.
Em resumo, é muito mais divertido que GTAIV e TLaD, ahhh, eu já disse que agora tem UM TANQUE! Não é exatamente um tanque, é um APC mas ainda é divertido.

Conteudo novo:
*Nitro: Agora alguns carros tem Nitro
*Novas armas: P90, AA-12(espingarda automática que pode atirar balas explosivas), LMGs, Bombas que grudam e são detonadas a controle remoto.
*Paraquedas(:D)
*Boates(minigames de dança, bebidas de graça, missões de gerenciamento, e outras que coisas que melhor nem comentar...)
*Clube de luta underground(Tipo uma UFC, só que ilegal e com facas e tacos de baseball)
*Poder refazer as missões
*Golfe
*24 veiculos novos(4 já existiam só que não eram utilizaveis), Entre eles um APC e um helicóptero com misséis
*Mais musicas









Nenhum comentário: